A diferença entre gramáticos e linguistas na sua relação com a língua é o tema central deste apontamento da professora Carla Marques (colaboração no programa Páginas de Português, na Antena 2).
A diferença entre gramáticos e linguistas na sua relação com a língua é o tema central deste apontamento da professora Carla Marques (colaboração no programa Páginas de Português, na Antena 2).
Com base na frase «Alguém viu-o na rua», a professora Carla Marques aborda a questão da colocação do pronome clítico em conjugação com pronomes como alguém (colaboração no programa Páginas de Português, na Antena 2).
Nas expressões «encontro de cientistas» e «encontro científico», qual a função sintática dos constituintes que acompanham o nome? Esta questão é abordada pela professora Carla Marques, na sua rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (em 02/04/2023).
A propósito da frase «Com quem queres tu falar?», a professora Carla Marques analisa as classes de pertença da palavra quem.
A justificação da incorreção presente na frase «Eles foram abusados sexualmente» dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português, da Antena 2.
Partindo da frase incorreta «Ele lia todos os livros quanto podia», a professora Carla Marques retoma o uso do relativo quanto, no apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2.
A diferença entre eminente e iminente é esclarecida pela professora Carla Marques, no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2.
Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português da Antena 2 (em 4/12/2022).
«Isto está longe de significar que o professor de língua não reconheça a existência de fatos de variedades outras da competência linguística de seus alunos, para os quais não deve olhar como prejuízos ou com juízos preconceituosos. Tais diversidades devem ser aproveitadas inteligente e habilmente pelo professor como fatores que façam dos alunos poliglotas na própria língua.»
Neste seu texto reflexivo, o gramático brasileiro Evanildo Bechara defende que a coexistência entre uma abordagem normativa da língua e a descrição dos factos linguísticos deve conduzir a uma abordagem do ensino da língua que permita integrar de forma compreensiva e didática as várias línguas que os alunos conhecem, combinando-as com a variedade exemplar da língua. Reflexão publicada no mural Língua e Tradição (Facebook) em 17 de outubro de 2022 e aqui transcrita com a devida vénia.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações