Controvérsias // TLEBS A gramática não pode transformar-se num obstáculo Escreve João Costa, e a propósito do [primeiro] artigo de Helena Matos: «Contudo, como a referência ao regulamento de concursos televisivos mostra, Helena Matos confunde, de novo, programas, manuais e textos de opinião». Não sei se Helena Matos folheou atentamente os novos programas e os manuais, mas eu fi-lo, e é com conhecimento de causa que continuarei a a... Maria do Carmo Vieira · 23 de novembro de 2006 · 5K
Controvérsias A autópsia do Tioneu Num site do Ministério da Educação, pode encontrar-se a TLEBS [Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário] aplicada à análise de uma estrofe de Os Lusíadas (II, 12), destinada aos alunos do 9.º ano e qualificada como «corpo linguístico ambíguo». O facto de o ministério ter acolhido o trabalho feito numa escola básica na sua página da rede fala por si. Vasco Graça Moura · 22 de novembro de 2006 · 3K
Pelourinho // Mau uso da língua no espaço público OS PALOP (e não "os PALOP'S") A regra do plural das siglas Os PALOP, e não os PALOP’S — observa neste apontamento a professora Ana Martins, lembrandos a regra do plural das siglas: sem o apóstrofo, mesmo, como é o caso, tratar-se ela consunstanciar já um plural: Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Ana Martins · 22 de novembro de 2006 · 5K
Controvérsias // TLEBS Ainda o monstro Ao longo da semana foi o PÚBLICO dando a conhecer diversas cartas dirigidas ao director deste jornal a propósito da crónica que dediquei à Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Podemos discutir interminavelmente as vantagens e desvantagens da nova terminologia. Pessoalmente considero-a confusa, desadequada e prolixa. Pode objectar-se que a terminologia substituída pela TLEBS também padecia dos me... Helena Matos · 19 de novembro de 2006 · 5K
Controvérsias // TLEBS A TLEBS na Comunicação Social: observações públicas do contra A Comunicação Social tem vindo a divulgar com insistência a questão da terminologia linguística. Julgo que a explosão de artigos sobre a TLEBS não vale tanto pelo que neles é afirmado mas sim pelo tom exaltado com que se apresentam os argumentos e pelo que o seu conteúdo indicia. Assunção Caldeira Cabral · 19 de novembro de 2006 · 2K
Controvérsias // TLEBS A TLEBS não é bizarria. É uma necessidade. Achei muita graça a este segundo artigo do Dr. Vasco Graça Moura, publicado no DN do dia 15. Ele confirma o que já designei em anterior artigo por «visão catastrofista». Apresenta neste texto argumentos, de carácter mais prático, que evidenciam os efeitos maléficos da TLEBS no quotidiano dos portugueses e não só. Saindo do plano científico «(não interessa se discutível ou indiscutível)», o Dr. V. G. M. centra-se nas implicações de ordem prática que decorrem da aplicação da TLEBS. Assunção Caldeira Cabral · 18 de novembro de 2006 · 3K
Controvérsias // TLEBS Um olhar sobre a TLEBS No momento em que, FINALMENTE!, a Nova Terminologia para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) parece despertar um interesse alargado, o Ciberdúvidas, que foi, durante todo o ano lectivo de 2005-2006, o espaço de discussão do documento através da resposta a todos quantos nos escreveram nesse sentido, talvez valha a pena ensaiar uma síntese das inovações que a TLEBS integra.Salienta-se, desde logo, a sua estrutura, dividida em quatro domínios. Edite Prada · 18 de novembro de 2006 · 6K
Controvérsias A TLEBS em 2007 Nos últimos meses de 2006 ficou amplamente demonstrado que a TLEBS [Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário] é um crime contra a língua portuguesa e contra o ensino e a aprendizagem dela. Fala-se muito da estratégia de Lisboa, da formação e da melhoria das qualificações dos estudantes portugueses, com vista a uma maior competitividade no espaço europeu. Mas, com a TLEBS, ficando em risco uma correcta aprendizag... Vasco Graça Moura · 17 de novembro de 2006 · 3K
Controvérsias // TLEBS TLEBS O fio do horizonte. Ainda acreditamos na verdade porque ainda acreditamos na gramática” (estou a citar de memória) – foi mais ou menos isto o que disse o filósofo, numa formulação ambivalente: pode ser a favor da verdade e da gramática, ou contra a verdade e a gramática. A perspectiva de Nietsche é contra. Eduardo Prado Coelho · 17 de novembro de 2006 · 4K
Controvérsias // TLEBS Está aberta a caça à TLEBS Sucedem-se as tentativas de encontrar factos e denominações supostamente bizarros da Terminologia Linguística (como se a anterior, de 1967, fosse toda ela clara como água e como se muita desta terminologia não fosse já usada nas escolas). Helena Matos, por exemplo, não conseguiu encontrar lá a distinção de género. Sem muito trabalho – é só ler a definição –, a entrada para "adjectivo" em Classes de Palavras, diz: "classe aberta de palavras, que permite variaç... Helena Soares · 17 de novembro de 2006 · 2K