Sobre a ambiguidade do possessivo na 3.ª pessoa, um texto de Miguel Esteves Cardoso, no Público (rubrica Ainda ontem) de 23 de Março de 2009.
Sobre a ambiguidade do possessivo na 3.ª pessoa, um texto de Miguel Esteves Cardoso, no Público (rubrica Ainda ontem) de 23 de Março de 2009.
Críticas à iniciativa da Academia Brasileira de Letras no lançamento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, já com a nova grafia do Acordo Ortográfico, insertas nesta notícia da Folha de São Paulo, de 22 de Março de 2009.
Um relance sobre os efeitos do recurso «ao neologismo de autor«, em crónica da autoria de Ana Sousa Martins, publicada no semanário Sol e 21 de Março de 2009, na coluna Ver como Se Diz.
A partir de 19 de Março de 2009, encontra-se nas livrarias do Brasil, um monumental Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP PB), publicado pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Este Vocabulário tem 349 737 vocá...
Entre o purismo e o "deixa-andar" linguístico está a virtude – parece ser essa a tese de Desidério Murcho, no Público
A correcção linguística é vista por vezes como uma questão de boas maneiras, entendidas não como um acto generoso de civilidade que tem como fim um convívio mais agradável entre todos, mas antes como uma marca de superioridade social ...
Os portugueses complicam desnecessariamente uma língua que é obra-prima da nossa História, adverte o filólogo Artur Anselmo. presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, em declarações à agência de noticias portuguesa, Lusa.
Uma avaliação positiva de dois programas televisivos sobre língua portuguesa relevados pelo crítico Eduardo Cintra Torres no seu espaço do Público.
O presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa dá agora o alerta para a ausência de um vocabulário comum — uma notícia da Lusa.
«Ainda não foi elaborado o vocabulário — uma listagem das palavras da língua portuguesa — e não pode haver um Acordo sem esse vocabulário, no qual entram as contribuições de Portugal mas também dos outros países de língua portuguesa», afirmou Artur Anselmo, alertando que «esse processo é demorado».
A arte de titular, seguida de exemplos — um artigo de Ana Martins no Sol.
Há técnica e talento na criação de um bom título de notícia. Muito mais do que o título de um livro, o título de uma notícia determina a decisão de ler ou não ler o texto. O título noticioso tem de ter autonomia, clareza e densidade informativa, gerando no leitor, ainda assim (ou sobretudo porque é assim), a necessidade de ler o corpo da notícia.
Passemos em revista quatro títulos: dois maus e dois bons.
Governo iraquiano criticado por não garantir sistema judicial justo Jornalista que atirou com sapatos a Bush foi condenado a três anos de prisão 12.03.2009 - 22h17 Francisca Gorjão Henriques Pouco importou se o jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi, que ficou mundialmente famoso por te... |
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações