Uma avaliação positiva de dois programas televisivos sobre língua portuguesa relevados pelo crítico Eduardo Cintra Torres no seu espaço do Público.
Em dezenas de horas diárias de RTP, o momento mais singular é a rubrica Bom Português. Como já referi, faz uso justo do conceito de vox populi. Não achincalha os entrevistados sobre ortografia. Não moraliza. Não acrescenta os rodriguinhos típicos do linguajar RTP. Pergunta, respostas, correcção: já está. Despacha. A estabilidade da rubrica contribui para o êxito e eficácia. Agora saiu um livro com o mesmo esquema rápido (Bom Português, Porto Editora, 2009). Em cada página, três ou quatro questões. O livro é redundante se se tem outros meios de verificação, mas ajuda e haverá um público que o pode usar em jogo de perguntas de algibeira.
Cuidado com a Língua (RTP) é mais longo, mas também eficaz. Cria uma narrativa para o apresentador, embrulha as questões linguísticas em papel de paisagem portuguesa e humor ligeiro. Não moraliza nem se desvia do realce devido ao esclarecimento das dúvidas linguísticas. Esclarece a origem de palavras e expressões, significados, corrige erros. Na construção técnica e narrativa, é dos mais bem feitos programas da TV portuguesa.
in Público, 14 de Março de 2009