Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa

Os neologismos que vêm de fora são eles uma inevitabilidade? É este o mote para artigo de Ana Martins no Sol.

Há dez, doze anos, ao ensinar-se na escola o que era um neologismo, dava-se como exemplo a palavra televisão. Os miúdos torciam o nariz: como é que televisão é uma palavra nova? E é nova para quem? Não para eles…

Artigo crítico de Maria Regina Rocha, publicado no Diário do Alentejo de 3 de Abril de 2009.

Como consequência do recente Acordo Ortográfico, a Academia Brasileira de Letras acaba de lançar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém cerc...

Constou no Brasil que Portugal criticava o VOLP brasileiro por este país ter feito o seu vocabulário independentemente de Portugal, quando o acordo de 1990 previa um Vocabulário Comum. A Academia Brasileira de Letras (ABL) reagiu dizendo que o Art. 2.º do texto do Acordo prevê apenas a elaboração do vocabulário comum de termos da especialidade, e não um vocabulário ortográfico comum. Afirmou também que, portanto, o VOLP elaborado pela ABL é legítimo. (...)

Tradução «mal avisada»

 

 

01 Abril 2009 - 00h30

Microsoft avisa utilizadores

Vírus pode ser lançado hoje

Os especialistas inform...

Grafite(s) é outra coisa…

30 Março 2009 - 11h12

Videovigilâncias e revestimentos inovadores

CP e Fertagus combatem grafites

O combate ao grafiti nos comboios na zona da Grande Lisboa é uma batalha diária para a CP e para a Fertagus que vêem vandalizados os seus comboios e estações. As soluções passam pela remoção das composições vandalizadas, videovigilância ou revestimento inovadores.

A língua varia, mas não à toa: um relance de alguns casos de mávariação, por Ana Martins no Sol.

Os programas de língua portuguesa para o ensino básico, que o Ministério da Educação decidiu colocar em consulta pública, virão oportunamente a substituir os programas actualmente vigentes, com o objectivo de, e cito o texto de apresentação (disponibilizado em dgidc.min-edu.pt/linguaportuguesa/Paginas/CONSULTAPUBLICALP.aspx

Vocabulário Ortográfico será lançado no dia 19

Volume, atualizado com as novas regras, terá quase 350 mil palavras; Brasil vai propor uma reunião dos oito países signatários do acordo, um trabalho de Alexandre Gonçalves para o Estadão.

A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), já atualizado com as novas regras do acordo ortográfico, será lançada no próximo dia 19. O volume trará 349 737 palavras com suas respectivas classificações gramaticais, mas sem as definições típicas de dicionários.

Brasil Portugal: dois países, dois ritmos de activação do Acordo: um trabalho de Nuno Amaral para o Público.

Sobre a ambiguidade do possessivo na 3.ª pessoa, um texto  de Miguel Esteves Cardoso, no Público (rubrica Ainda ontem) de 23 de Março de 2009.