DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma // Desafio semanal

O feminino de sultão

Os femininos das palavras terminadas em -ão

O termo sultão designa tradicionalmente o soberano de determinados estados muçulmanos, sobretudo em contextos históricos ligados ao Médio Oriente e ao Norte de África. Coloca-se, por isso, a questão: qual é o feminino de sultão?

O feminino consagrado em português é sultana.

Embora muitos nomes masculinos terminados em -ão formem o feminino em -oa (ermitão/ermitoa), em (aldeão/aldeã) ou em -ona (comilão/comilona), o caso de sultão constitui uma exceção a esses padrões, adotando a forma -ana, talvez por influência do contacto com o árabe.

Note-se ainda que sultana é uma palavra que pode designar duas realidades distintas: a esposa de um sultão, função equivalente à da rainha-consorte; ou uma mulher que detém ela própria o título, embora esta aceção seja menos comum.

Em síntese, sultana é a forma feminina legítima e estabilizada no uso contemporâneo do português, quer para a consorte, quer, quando aplicável, para uma soberana.

__________________________________________________

Áudio disponível aqui:

[AUDIO: Feminino de Sultão _ Inês Gama]

Fonte

Apontamento da professora Inês Gama incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 30 de novembro de 2025.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa