Com o arranque de mais um ano letivo, têm surgido uma vez mais notícias sobre a falta de professores que tem influenciado o normal funcionamento de várias disciplinas. Entre as disciplinas essenciais afetadas por esta carência de docentes, encontra-se a disciplina de Português. Segundo o que tem sido divulgado por vários órgãos de comunicação social, a falta de professores de Português afeta sobretudo estudantes da zona de Lisboa e do sul do país. Segundo a Associação de Professores de Português, um dos preços eventuais deste problema será a contratação de pessoal docente pouco qualificado para ministrar esta disciplina, o que poderá acabar por se refletir em resultados de aprendizagem baixos e com fracos indicadores de sucesso. Mas o que será que está em causa quando falamos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa?
A disciplina de Português é nuclear uma vez que desenvolve competências essenciais que são a base para a aprendizagem de todas as outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a comunicação, a leitura, a interpretação e a escrita. Quer isto dizer que o domínio do português é indispensável para quem pretende ter sucesso académico, na medida em que saber ler e interpretar criticamente diferentes tipos de textos que abordam temas variados facilita a aprendizagem de diferentes conteúdos, quer estes sejam de matemática, ciências naturais ou até mesmo informática. Para além disso, a capacidade de escrever textos bem estruturados e de boa compreensão não tem só valor no contexto académico, mas tê-lo-á também no âmbito da carreira profissional que mais tarde o aluno irá ter.
Não obstante, a disciplina de Português não tem só influência no sucesso académico do aluno, já que é também um fator relevante na relação do estudante com a cultura da comunidade onde reside e com o seu papel enquanto cidadão. Por outras palavras, a língua é um dos principais pilares da identidade de um povo e, por isso, dominá-la é essencial para melhor compreender a sua história e as suas tradições. Além disto, ser capaz de interpretar diferentes discursos torna o estudante um cidadão mais crítico e capaz de questionar o mundo que o rodeia.
Em síntese, a disciplina de Português não se reduz ao mero ensino da gramática e literatura, já que a sua aprendizagem dota os estudantes com ferramentas que lhes permitem pensar criticamente e comunicar de forma eficaz e consciente. Oxalá a carência de professores desta disciplina, que ano letivo após ano letivo tem sido notícia, deixe em breve de motivar preocupações.