Paulina Chiziane: «No momento da guerra entre o preto e o branco, onde é que fica o mulato?» - Literatura - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa Literatura Artigo
Paulina Chiziane: «No momento da guerra entre o preto e o branco, onde é que fica o mulato?»
Paulina Chiziane: «No momento da guerra
entre o preto e o branco, onde é que fica o mulato?»
Escrever sobre a realidade de Moçamique
Fonte

Entrevista  conduzida pela  jornalista portuguesa Isabel  Lucas  à escritora moçambicana Paulina Chiziane, transcrita, com a devida vénia, do suplemento Ípsilon do jornal Público, em 27 de maio de 2022. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

Sobre os Autores

Jornalista e escritora portuguesa.  Autora, entre  outros  livros,  de Vicente Jorge Silva, conversas com Isabel Lucas (Temas e Debates, 2013), Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras, 2017) , Viagem ao País do Futuro (2021 CEPE e Companhia das Letras) e Viagens com Garrett (Contexto)

Nascida em Manjacaze (Gaza, Moçambique), em 1955. Estudou Linguística em Maputo. Vive e trabalha na Zambézia. Primeira mulher moçambicana a publicar um romance – Balada de Amor ao Vento, depois da independência (1990). Seguiram-se Ventos do Apocalipse (Maputo em 1995, em edição da autora e, em Portugal, pela Editorial Caminho em 1999), O Sétimo Juramento e Niketche (publicados em Portugal em 2000 e 2002, respetivamente). Agraciada pelo Estado português com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, em 2014.  Rcebeu em 2021 o mais prestigiado galardão das letras em língua portuguesa, o Prémio Camões.