O Ciberdúvidas faz anos. São vinte e três. E para cada ano uma palavra. Que cada uma dessas vinte e três sejam o bolo, a canção, as palavras a alegria e o futuro brilhante que se deseja.
Vinte e três rima com português. A língua que neste espaço se cuida, se estima e se explica. Todos os dias.
Vinte e três rima com solidez. Duas décadas e três anos de existência espraiam-se em 35644 respostas publicadas sobre tantos e tão diferentes temas da língua.
Vinte e três rima com validez. O Ciberdúvidas mantém a energia e a vontade necessárias para continuar esta missão com a eficácia que a caracteriza.
Vinte e três rima com sensatez. A língua tem um coração que bate e, por isso, avança, evolui, reinventa-se e transforma-se. E com ela o Ciberdúvidas.
Vinte e três rima com honradez. Com integridade, o Ciberdúvidas percorre o seu caminho, validando a cada passo objetivos antigos e construindo novas metas que o desafiam.
Vinte e três rima com vez. No decurso destes anos, o Ciberdúvidas soube assumir o seu tempo e o seu lugar como consultor de língua, resistindo aos obstáculos e às adversidades.
Vinte e três rima com lucidez. A expressão acessível que permite compreender com clareza é um dos valores do Ciberdúvidas, que pretende levar a língua a todos.
Vinte e três rima com agudez. As abordagens que aqui se propõem são, não raro, marcadas por uma visão perspicaz que procura ser esclarecedora.
Vinte e três rima com rapidez. O respeito por quem consulta é uma das máximas do Ciberdúvidas, que não deixa perguntas sem resposta, procurando ser rápido e eficaz.
Vinte e três rima com galaico-português. A história da língua está, muitas vezes, no Consultório ou nos artigos divulgado em O Nosso Idioma, porque conhecer e compreender o caminho da língua é também estimá-la.
Vinte e três rima com talvez. O Consultório é espaço de dúvidas frequentes, mas também da colocação de hipóteses que aguardam validação.
Vinte e três rima com “futebolês”. Quantas vezes, a linguagem e as construções do mundo do futebol (ou do desporto) viajam até ao Pelourinho, que prossegue no seu intuito de denunciar, corrigir e ensinar.
Vinte e três rima com chinês, francês, português ou irlandês quando explica que o sufixo -ês exprime proveniência ou naturalidade.
Vinte e três rima com gaguez, malvadez ou escassez quando esclarece que o sufixo -ez forma substantivos abstratos.
Vinte e três rima com lês, vês ou crês sempre que justifica a formação irregular da flexão verbal.
Vinte e três rima com mês porque esta é uma forma de contar o tempo de vida do Ciberdúvidas. E já lá vão duzentos e setenta e seis. Um mês de cada vez até perfazer em anos vinte e três.
E, por tudo isto, o Ciberdúvidas são as pessoas que o visitam a cada dia, são os textos sobre a língua e para a língua que aqui se partilham. E tudo isto é a prova de que o Ciberdúvidas é um espaço vital imprescindível na língua portuguesa, que oferece o seu trabalho num contexto de serviço público (recordemos, a propósito, que ao Ciberdúvidas ainda não foi atribuído o estatuto de entidade de utilidade pública. Para quando?), que prestigia a Língua Portuguesa.
Parabéns, Ciberdúvidas, pelos vinte e três, outra vez!