No programa Joker (RTP 1) de 9 de janeiro de 2020, estranhei que o apresentador tenha lido a palavra taxidermia1 como se esta fosse esdrúxula: "taxidérmia". Ora, a sílaba tónica não é a antepenúltima, mas a penúltima.
A palavra apresentava-se bem escrita nas opções de resposta, sem qualquer acento. O concorrente leu-a sempre corretamente, mas o apresentador insistiu em "taxidérmia" e até corrigiu o concorrente… (pergunta n.º 5, do minuto 20:59 ao 23:08).
Como o Ciberdúvidas refere, «-der- não pode ser a sílaba tónica, pois, se assim fosse, a palavra seria esdrúxula e teria, obrigatoriamente, acento gráfico».
Quanto à pronúncia da sílaba -der-, consultei o Dicionário da Língua Portuguesa (2001) da Academia das Ciências de Lisboa, o qual apresenta a transcrição fonética de cada vocábulo, mas resolveram não registar esta palavra, como tantas outras! Brada aos céus…
1 Segundo o dicionário da Infopédia: «taxidermia taksidɛrˈmiɐ arte ou profissão de preparar cadáveres de animais, de modo que estes conservem, tanto quanto possível, certas características morfológicas que apresentavam em vida; zootecnia. Do grego táxis, «ordem» + dérma, «pele» + -ia.»