«O chefe de Estado alemão, Joachim Gauck, terminou esta quarta-feira [26/06/2014] a sua visita oficial a Portugal com uma deslocação à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Foi o primeiro Presidente de outro país a visitar esta instituição. "Uma enorme honra", para uma "instituição antiga que quer ser sempre jovem", salientou o provedor, Pedro Santana Lopes, no seu discurso de boas-vindas, uma parte do qual feito, por cortesia, em alemão.»
«[Joachim Gauck] visitou as instalações onde se desenvolve o Programa "UAW – United At Work", promovido pela Santa Casa, no Convento de São Pedro de Alcântara. Apoiar jovens portugueses qualificados que procuram o primeiro emprego e os seniores qualificados e desempregados, na criação de empresas com valor social, é o principal objetivo do UAW, que conta com um financiamento da Comissão Europeia de mais de um milhão de euros.»
in Presidente alemão visitou Santa Casa
Alguém imagina o Presidente da Alemanha, em Bona, discursando em português, «por cortesia», para quem quer que fosse de nacionalidade portuguesa (fosse ele o PR, o PM ou, até, Pedro Santana Lopes, agora como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ou quando foi primeiro-ministro)? Já agora: e por que diabo a SCML deu nome inglês a um programa destinado a desempregados, jovens e menos jovens... portugueses?!