«Todo mundo aceita que ao homem/ cabe pontuar sua vida», mensagem com que inicia o texto Questão de Pontuação, do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, evidenciando a pertinência e a simbologia dos sinais de pontuação. Como códigos gráficos que procuram suprir a carência dos recursos melódicos e rítmicos da língua falada, os sinais da pontuação são determinantes na escrita. Por estarem destinados a reconstruir as pausas e as entoações do discurso oral, a ocorrência da vírgula e dos dois-pontos é matéria de muitas dúvidas entre os que se servem da escrita.
Outro motivo de pausa na escrita é a ortografia, as questões sobre a grafia das marcas estrangeiras e do uso de maiúsculas/minúsculas nas designações dos factos históricos. A análise de casos particulares com valor imperativo e da especificidade da linguística são, também, temas das respostas deste dia.
«A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital» é tema do colóquio internacional, organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), em parceria com a Unilab (Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Conselho Nacional de Educação, que decorre de 24 a 26 de abril, em Guaramiranga, no estado do Ceará (Brasil).
A Ciberescola da Língua Portuguesa vai ser apresentada e discutida no 8th EdReNe Strategic Seminar. O seminário é da responsabilidade do Educational Repositories Network e da Direção-Geral da Educação. Ver programa aqui.
Para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, a Ciberescola necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola e Cibercursos. Contactar os coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.