Dos media de hoje também se espera que incentivem o interesse pela cultura e por um uso linguístico criterioso capaz de dar valor e abrir novas perspetivas ao património que identifica cada comunidade de falantes. Indo ao encontro deste propósito, com o fito de promover e projetar a língua portuguesa, vários são os programas dinamizados pelo Ciberdúvidas ou por consultores seus nas rádios públicas de Portugal e de Angola. São eles:
– na Antena 3, a rubrica Pontapés na Gramática (de segunda a sexta, às 7h30 e às 12h20) e o programa Jogo da Língua (diariamente, às 14h47), que contam com os esclarecimentos linguísticos de Sandra Duarte Tavares;
– na RDP África, o programa Língua de Todos, às sextas-feiras, às 13h15*, e aos aos sábados, depois do noticiário das 9h00*;
– na Antena 2, salienta-se o Páginas de Português, transmitido aos domingos, às 17h00*;
– e na Rádio Nacional de Angola, de segunda a sexta, os apontamentos Mambos da Língua, que esclarecem as dúvidas de quem fala o português de Angola.
Entretanto, já se encontra em preparação a 9.ª série do Cuidado com a Língua!, nos diversos canais da RTP, esperando-se que possa começar a ser emitida depois do outono de 2014.
Por último, escutemos um episódio de Pontapés na Gramática (de 27/03/2014) – aqui ou clicando na imagem em cima, ao lado.
* Hora oficial de Portugal continental.
O consultório apresenta a todos os lusófonos mais um angolanismo, o verbo calorear. Que significa? E como se empregam o adjetivo munido e o verbo regressar numa frase? Numa oração subordinada final de infinitivo há concordância? Estarão corretas as expressões «jogar no lixo», «a passos largos» e «sem espinhas»?
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos organizam cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.
Ajude-nos a enfrentar os custos de manutenção do Ciberdúvidas, que há 17 anos consagra a sua atividade a dúvidas e temas em torno da nossa língua comum e das suas variedades. Agradecimentos antecipados pelo contributo que entender destinar a este serviço gracioso e sem fins lucrativos.