Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em Portugal, o Conselho de Ministros aprovou no dia 13 de setembro p.p. a alteração ao regime do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE), que prevê nomeadamente o pagamento de uma propina (taxa) de 120 euros para os alunos dos cursos paralelos de iniciativa do Estado português. O Conselho de Ministros aprovou também hoje o aumento para dois anos da comissão de serviço dos professores e leitores do EPE, pelo que os concursos para o recrutamento passam a ser bienais. Ler notícia completa aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em Portugal, no contexto da controvérsia sobre a aplicação das novas Metas Curriculares, que abrangem a disciplina de Português do ensino básico, uma investigadora da Faculdade de Psicologia, Dulce Gonçalves, lançou recentemente o livro Metas, Mitos e Desafios, onde mostra como os novos indicadores, no que toca ao desempenho em fluência de leitura, deixam de fora mais de metade dos estudantes das turmas e escolas integrantes do projeto de investigação que desenvolve. Ler reportagem completa aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Três meses depois da forçada interrupção no seu normal funcionamento, o Ciberdúvidas regressa com o consultório de novo acessível a novas perguntas para novas respostas. Regressam igualmente as atualizações diárias das demais dez rubricas do Ciberdúvidas, sempre que for caso disso.

É um regresso só possível graças à generosa resposta de um punhado de amigos do Ciberdúvidas, juntos numa campanha ("SOS Ciberduvidas") de recolha de fundos que ajudem às despesas de manutenção deste serviço de esclarecimento, debate e informação sobre a língua portuguesa, único em todo o espaço da lusofonia. A eles deixamos aqui o nosso público e sentido reconhecimento. 

À Fundação Vodafone, único patrocinador que resta ao Ciberdúvidas, assim como à Universidade Lusófona, que continua a disponibilizar as instalações onde funciona o Ciberdúvidas em Lisboa, também dirigimos o nosso reiterado agradecimento.

Todos quantos por esse mundo fora nos consultam regularmente e queiram também participar no “SOS Ciberdúvidas” podem solicitar todos os esclarecimentos via o endereço sosciberduvidas@gmail.com.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Como anunciado, as atualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas e das demais 10 rubricas regressam, na segunda-feira, dia 17 do corrente mês de setembro. Posteriormente, e logo que tecnicamente isso seja possível, o Ciberdúvidas ficará com um novo grafismo e com outras ferramentas informáticas. São melhorias que, esperamos, facilitarão a pesquisa do nosso vasto e tão diversificado arquivo de mais de 40 mil textos à volta da língua portuguesa.

Para este regresso foi decisivo o movimento de apoio de um grupo de amigos, que generosamente se propôs promover uma recolha de fundos para ajudar o Ciberdúvidas a enfrentar as dificuldades financeiras que têm afetado a sua atividade nos últimos meses (cf. SOS Ciberdúvidas). Dele daremos notícia desenvolvida, proximamente.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Convém não esquecer que o Ciberdúvidas também promove a língua portuguesa com a produção de dois programas de rádio. Vale a pena saber, portanto, que a emissão do Língua de Todos, na sexta-feira, 14 de setembro (às 13h15, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 09h15), incluirá uma conversa com a professora Ana Josefa Cardoso sobre o secular convívio do português com o crioulo cabo-verdiano. No domingo, 16 de setembro, o programa Páginas de Português (pelas 17h00, na Antena 2) terá como temas centrais o ensino do Português no estrangeiro e o projeto do Plano Nacional de Leitura, “Conta-nos uma História”.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Não é pequena a polémica gerada em torno da publicação das Metas Curriculares para o Português, que o programa Páginas de Português de 2 de setembro último ilustra. O Ministério da Educação e Ciência, no Despacho n.º 10874, recentemente publicado, no ponto 2., anuncia que as metas «[se constituem] [...] como orientações recomendadas para as disciplinas de Português, de Matemática, de Tecnologias de Informação, de Educação Visual e de Educação Tecnológica do currículo do ensino básico no ano letivo de 2012 -2013», acrescentando que [as mesmas] «serão posteriormente tornadas vinculativas, devendo ser respeitadas na execução dos programas em vigor».

Veja-se  despacho normativo aqui.
 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

No Nosso Idioma, uma crónica do humorista português Ricardo Araújo Pereira ironiza sobre o desamor com que tratam o português em Portugal, país onde não são poucos os que preferem falar e cantar em inglês. No Brasil, o contraste pode ser radical, como ilustra a Antologia com a letra e a música de um samba-enredo de 2007, que celebra esfuziante a história da língua portuguesa no Brasil.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

É sabido que o verbo evacuar se conta entre os tópicos recorrentes das críticas ao uso da língua portuguesa em contexto jornalístico. O seu regresso ao Pelourinho não é, portanto, de admirar: desta vez, uma crónica do jornalista Wilton Fonseca recorda que este verbo deve ser usado com cautela, para evitar certas interpretações caricatas.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Como foi anunciado, no dia 17 do corrente mês de setembro, regressam as atualizações diárias, mas, em jeito de preparação, continuamos a deixar em linha respostas que esperavam por ser divulgadas. Por isso, neste dia, publicam-se três respostas sobre os seguintes tópicos:

— a pronunciação da palavra remorso;
— a regência do adjetivo participial parecido;
— a distinção entre o complemento do nome e o modificador do nome (também chamado adjunto nominal).

Entretanto, queremos assinalar que, graças à generosidade de um grupo de amigos do Ciberdúvidas, está a ser promovida uma recolha de fundos para ajudar a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a nossa atividade nos últimos meses. No regresso das atualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas, dentro de oito dias (17/09), daremos mais notícias sobre este movimento (cf. SOS Ciberdúvidas).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Estão abertas as candidaturas para os cursos A2, B1 e C1 da Ciberescola/Cibercursos. Cada curso corresponde a 36 horas de aulas em linha, por videoconferência, acrescidas do tempo dedicado à realização de tarefas fora das aulas.

A data de início dos cursos é 2 de outubro de 2012. A propina é de 200 euros. No final de realização do curso, o aluno recebe um certificado, atestando as competências adquiridas.

Ver toda a informação completa aqui.