São territórios que têm uma dimensão simbólica na construção da história social, política e cultural do português: se Goa evocará sempre o auge do expansionismo português no século XVI, a Galiza configura-se como ponto de partida do idioma e centro dinamizador da cultura em que Portugal se foi definindo nos alvores da Idade Média. Daí o relevo que merecem sempre as iniciativas de goeses e galegos no âmbito da promoção da língua portuguesa. Dois exemplos:
– o primeiro Festival da Lusofonia Goa 2015, que a Sociedade Lusófona de Goa organiza de 20/02 a 20/03 com o objetivo de dar a conhecer a cultura dos países e regiões lusófonas, focando nesta edição Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Portugal e Timor-Leste;
– a emissão que o programa Galicia por diante, da Rádio Galega, dedicou em 26/02 ao ensino do português na Galiza, já no novo contexto criado pelo memorando assinado pela Junta da Galiza e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em 19/02, na Corunha (ouvir aqui).
No consultório, explica-se que uso se deve dar ao hífen (-) e à meia-risca (–), além de se abordarem outros tópicos, a saber: um caso de inversão do sujeito; o significado de dendróforo; o gentílico aldeense; a origem de estribo; a diferença entre emocional e emotivo; uma oração de gerúndio introduzida pela preposição com.
Conforme já referimos anteriormente, recordamos que os programas de rádio Língua de Todos (sexta-feira, 27/02, às 13h30*, na RDP África; repetição em 28/02, às 9h10*) e Páginas de Português (domingo, 1/03, às 17h00*, na Antena 2) assinalam a disponibilização, a partir de 19/02, do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, alunos e professores dispõem de recursos para o estudo da língua portuguesa (materna e não materna); e os alunos estrangeiros podem inscrever-se em cursos individuais (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações no Facebook e na rubrica Ensino.
Com o apelo SOS Ciberdúvidas, pedimos ajuda a quem nos procura para esclarecer, conhecer e debater temas da língua portuguesa, na sua diversidade. Desde já, os nossos agradecimentos pelos contributos que entendam enviar-nos, seguindo as instruções indicadas aqui.