O português cresce e exige meios - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
O português cresce e exige meios
O português cresce e exige meios
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 687

O português continua a crescer e diversifica-se com enorme rapidez, mas as variedades nacionais procuram coordenar-se, visando a unidade da língua e a sua projeção à escala global como um veículo de comunicação coerente. Sinal deste processo é a integração em breve dos vocabulários de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe no Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, o qual já integra outros vocabulários nacionais (Brasil, Portugal, Moçambique e Timor-Leste). O anúncio foi feito no contexto de uma conferência realizada pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e pelo governo de Cabo Verde, na Praia (Cabo Verde). No encontro, Marisa Mendonça, diretora executiva do IILP, frisou também a importância de um entendimento entre os países de língua portuguesa para a fixação terminológica, de modo a evitar a proliferação de formas e eventuais imprecisões conceptuais nas áreas técnico-científicas. Contudo, no plano político mundial, há que enfrentar os elevados custos decorrentes da criação das estruturas indispensáveis ao uso do português nos fóruns internacionais. O futuro exige meios.

No consultório, comenta-se o uso de ver em pedidos, a classificação das orações coordenadas por «ora... ora...», o termo intervisão, a locução «na mira de» e a combinação de preposições «por sob».

 O programa Língua de Todos de sexta-feira, 15 de maio, às 13h30* (na RDP África; com repetição no dia seguinte, 16 de maio, às 9h10*), é dedicado a algumas expressões idiomáticas, enquanto o Páginas de Português de domingo, 17 de maio (às 17h00*, na Antena 2), se centra na recuperação do ensino do latim.

* Hora oficial de Portugal continental.