«Na Quarteira» ou «em Quarteira»? E é «no Pombal» ou «em Pombal»? Geralmente, é possível saber quando um nome de cidade, vila ou lugar é acompanhado de artigo definido, mas há frequentes exceções, e em muitos casos segue-se o uso local, nem sempre estável. Daí, outra pergunta: porque não fixar e indicar esses usos em futuros dicionários de topónimos?
A propósito deste tema, o Pelourinho propõe um breve texto de José Mário Costa, no qual se relembra que o topónimo alentejano Alvito se emprega sem artigo definido. O consultório também tem atualização, com novas perguntas dando especial atenção às expressões idiomáticas, aos neologismos e à sintaxe.
Mambos da Língua, programa realizado pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, constitui um espaço didático à volta de palavras, frases e expressões dos usos do português, escrito e falado, em Angola. Os novos apontamentos, transmitidos diariamente, são dedicados aos homófonos apressar e apreçar (32.º episódio) e ao uso das formas de tratamento tu e você (33.º episódio).
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos não só facultam livre acesso a recursos para apoio do ensino e aprendizagem do Português (língua materna e não materna) mas também organizam cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações na rubrica Ensino.
Renovamos o apelo dirigido a quantos procuram este serviço para esclarecer ou debater questões à volta da língua portuguesa e da sua diversidade: ajudem-nos a viabilizar o Ciberdúvidas! Bem hajam pelos contributos que entenderem enviar.