Se pegarmos nas palavras de Bernardo Soares — «Aquele movimento hierático da nossa clara língua majestosa, aquele exprimir das ideias nas palavras inevitáveis» (Livro do Desassossego) —, em que é notório o apreço pelo idioma, não temos dúvidas do peso de cada termo que usamos. Por isso, trocar-se uma palavra por outra, sobretudo, se dela implicar o (des)respeito por outrem, provocando danos, ganha a dimensão de pecado grave, como bem analisa o jornalista Wilton Fonseca no texto publicado em Pelourinho.
O cuidado em não se escorregar nos desvios, em não cair nos pecados da língua, é evidente nas perguntas que nos são apresentadas. Na atualização do Consultório sobressai a preocupação com o conhecimento explícito da língua, de modo a ter-se consciência do uso adequado do léxico, da importância do valor de cada palavra para a respetiva ortografia, das diferenças dentro da classe de palavras, da relação entre o tipo de frase e as formas verbais, da regência como base de uma frase correta, da distinção entre as funções e a identificação da sintaxe dos constituintes.
A Ciberescola da Língua Portuguesa/Cibercursos da Língua Portuguesa será apresentada no Encontro 2012: Português Língua Não Materna, partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, promovido pelo ILTEC, a ter lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa, nos dias 5 e 6 de maio. A Ciberescola, projeto do Cibedúvidas, é uma plataforma de ensino e apoio ao ensino do português: tem mais de mil exercícios interativos, cursos online e recursos para professores.
Para poder manter, no curto prazo, a gratuitidade e a universalidade dos seus serviços, a Ciberescola necessita de receitas advindas de acordos com várias entidades. Informamos, por isso, que divulgamos serviços e produtos, sob várias modalidades, no sítio da Ciberescola e Cibercursos. Contactar coordenadores (Ana Martins e José Manuel Matias) através de ciberescola@ciberduvidas.pt; tel.: +351 232 613 805.