Costuma dizer-se que a palavra saudade é intraduzível, mas o facto é que o complexo de emoções a que este substantivo faz referência também encontra expressão noutras línguas. A propósito deste tema, a rubrica O Nosso Idioma disponibiliza uma crónica do escritor e professor universitário Fernando Venâncio, que, indo da soidade galega à saudade lusófona, acaba por mostrar que os falantes de português estão mais acompanhados na solidão e na nostalgia do que imaginam (texto original publicado no número de setembro de 2013 da revista Ler). O consultório fica igualmente atualizado com a entrada de quatro novas respostas, que retomam tópicos sobre ortografia, concordância, negação e funções sintáticas.
Entretanto, duas notícias que traduzem, felizmente, o interesse pela criação literária em Portugal:
– a atribuição do Prémio Leya de 2013 a Gabriela Ruivo Trindade, pelo romance Uma Outra Voz, que marca a estreia desta autora na vida literária e faz eco do passado português em África;
– um projeto de investigadores de Coimbra e Lisboa com vista à constituição de um arquivo digital hipermédia dedicado ao Livro do Desassossego, de Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa.
Como já aqui se explicou, o agravamento das dificuldades financeiras do Ciberdúvidas compromete a sua continuação como espaço de esclarecimento, informação e debate sobre questões da nossa língua comum. Para fazer face às despesas de manutenção deste projeto, é, portanto, vital o contributo dos seus consulentes, que, para ajudar, apenas têm de recolher toda a informação aqui e premir o botão "Faça aqui o seu donativo" (em cima, à direita). Desde já, os nossos agradecimentos.