Realizou-se na segunda-feira, dia 2, a cerimónia da entrega do Prémio Crónica João Carreira Bom/SLP 2003 ao ensaísta e professor universitário português Eduardo Prado Coelho. Usaram da palavra a presidente da Sociedade da Língua Portuguesa, Elsa Rodrigues dos Santos, a viúva de João Carreira Bom, Maria José Mauperrin, o presidente do Júri, escritor Urbano Tavares Rodrigues, o presidente da Vodafone, António Carrapatoso, e, finalmente, o galardoado.
A presidente da Sociedade da Língua Portuguesa realçou o facto de este prémio ser uma homenagem a João Carreira Bom, que prestigiou a Língua Portuguesa com as suas brilhantes crónicas na imprensa portuguesa e, depois, como o principal impulsionador deste sítio na Internet inteiramente dedicado à causa do nosso idioma comum.
Urbano Tavares Rodrigues traçou o perfil cultural de Eduardo Prado Coelho, com uma obra representativa no ensaísmo literário, como Os Universos da Crítica, a sua tese de doutoramento. Destacou, igualmente, a sensibilidade das crónicas diárias de Eduardo Prado Coelho no “Público”. Crónicas que abrangem um vasto leque de temas – desde o pequeno comentário do quotidiano, à análise de um filme, sobre uma peça de teatro, uma obra de um filósofo, à volta de um político ou de um sociólogo –, numa escrita eivada de inteligente ironia.
O presidente da Vodafone fez uma intervenção, que amavelmente cedeu ao Ciberdúvidas, podendo os nossos consulentes lê-la na íntegra na rubrica O Português na 1.ª Pessoa. Seja-nos contudo permitido enaltecer a importância conferida à Língua Portuguesa por António Carrapatoso, na sua qualidade de responsável máximo de uma multinacional de comunicações móveis em Portugal, na consolidação da identidade nacional.
P.S. – A cabeleira da língua é um texto escrito especialmente para o Ciberdúvidas pelo poeta e escritor moçambicano Luís Carlos Patraquim. Fica em linha na Antologia – tal como os demais autores de língua portuguesa de todos os tempos escrevendo sobre o nosso idioma comum, numa recolha como nunca antes, julgamos, fora alcançada no género.