No programa Língua de Todos de sexta-feira, 7 de junho (às 13h15* na RDP África; com repetição ao sábado, depois do noticiário das 9h00*), é convidada a professora Margarita Correia, autora, entre outras obras sobre a língua portuguesa, do livro Os Dicionários Portugueses, para falar justamente sobre os muitos dicionários que temos e a sua vária índole (generalistas, de sinónimos, de verbos, de neologismos). Quanto ao Páginas Português, na Antena 2, a sua emissão de domingo, 9 de junho, às 17h00*, centra-se em Cabo Verde, onde políticos, agentes culturais e especialistas discutem a adoção plena do seu idioma (ler a propósito "Língua esvoaçante" de Odete Semedo, acerca da relação do português com um outro crioulo, o da Guiné-Bissau) Outro tema: o chamado Manifesto Queerográfico. Dele nos falará a linguista Maria Antónia Coutinho. E, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, prosseguem na Antena 1 as emissões da rubrica Jogo da Língua, onde Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, testa os conhecimentos gramaticais dos ouvintes.
* Hora oficial de Portugal continental
A celeuma provocada pela aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 continua a estar na ordem do dia em Portugal. Na edição do semanário Expresso de 1 de junho de 2013, um texto intitulado "É a piolheira, meninos, é a piolheira total, este desgraçado paiz" projeta mordazmente a atual polémica na evocação da Reforma Ortográfica de 1911, motivo de indignação para a personagem do comendador Marques de Correia (pseudónimo do jornalista Henrique Monteiro). Na mesma edição, em artigo intitulado "O acordo ortográfico do nosso descontentamento", a publicação de Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas (Lisboa, Guerra e Paz, 2013), de Pedro Correia, é saudada por Ana Cristina Leonardo.
Em O Nosso Idioma, inclui-se uma nova crónica do jornalista Wilton Fonseca, a propósito de como as épocas e as sociedades determinam o uso de certos conjuntos de palavras ou campos lexicais (artigo original publicado no jornal i de 6/6/2013). Entretanto a sintaxe, a organização do léxico e a ortografia regressam ao consultório.
Reiteramos o nosso agradecimento a quantos têm contribuído para assegurar a continuação do Ciberdúvidas como serviço sem fins lucrativos e de acesso universal, criado para o esclarecimento e discussão de questões relativas aos usos e normas da língua portuguesa. Recordamos que, para ajudar, basta premir o botão «faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Outras informações aqui.