Cibercursos promovem aulas particulares de Português Língua Estrangeira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Cibercursos promovem aulas particulares de Português Língua Estrangeira
Cibercursos promovem aulas particulares de Português Língua Estrangeira
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 539

Estão abertas as inscrições para aulas particulares de Português Língua Estrangeira nos Cibercursos da Língua Portuguesa. Estas aulas, que contemplam todos os níveis de proficiência linguística do Quadro Europeu Comum de Referência e são aplicadas em linha, destinam-se a todos quantos não têm o português como língua materna e procuram melhorar as suas competências nesta língua. Toda a informação aqui.

No programa Língua de Todos de sexta-feira, 27 de setembro (RDP África, 13h00*, com repetição no sábado, dia 28, depois do jornal das 9h00), a atriz e diretora de produção do grupo lisboeta Teatro da Garagem Maria João Vicente fala acerca do Festival de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLIP), que em agosto passado levou ao Rio de Janeiro, Brasil, companhias de teatro de Angola, Cabo Verde, Portugal e Moçambique.

O Páginas de Português de domingo, 29 de setembro (Antena 2*, 17h00), conversa com a professora Maria Regina Rocha a propósito da polémica, em Portugal, em torno dos manuais escolares adotados no presente ano letivo. A par desta conversa, temos também a rubrica Palavrose, apresentada por Ana Sousa Martins, e, ainda, o espaço Ciberdúvidas Responde, conduzido por Sandra Duarte Tavares, consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, em que se discute o género da palavra síndrome, o pretérito perfeito do verbo intervir e se retoma a velha dúvida acerca da forma precariedade.

Ambos os programas evocam António Ramos Rosa, autor maior da literatura portuguesa da segunda metade do século XX, recentemente falecido. A obra do poeta é recordada através da leitura de alguns dos seus textos mais célebres.

* Hora de Portugal continental.

No consultório, analisam-se as expressões «fazer de conta que…» e «vê se vês», discute-se o uso de artigo definido num topónimo, a regência do substantivo discussão e ainda um caso de colocação opcional de pronome pessoal.

Todas as atualizações disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones.

Para se manter, o Ciberdúvidas precisa do apoio de quantos, por esse mundo fora, gostam e querem saber sempre mais sobre a língua comum dos oitos países da CPLP. É o apelo que aqui renovamos.