Georges, anda ver o meu país de Marinheiros,
O meu país das naus, de esquadras e de frotas!
Assim começa o poema Lusitânia no Bairro Latino, do poeta português António Nobre (1867-1900), que, a partir desta data, passa a estar disponível na Antologia. Também o Pelourinho aborda a criatividade linguística, mas noutro tom e noutra perspetiva, com mais um texto publicado originalmente no jornal i e da autoria de Wilton Fonseca, que comenta com ironia o uso inadvertido da forma incorreta "ouvisto". Finalmente, no consultório, fala-se da locução adverbial «de cor», do advérbio finalmente e do verbo fingir. Estes e os demais conteúdos do Ciberdúvidas encontram-se igualmente acessíveis pelo Facebook e por meio de uma aplicação para smartphones com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.
Lembramos ainda que, conforme já explicámos, a migração do Ciberdúvidas para uma nova plataforma causou infelizmente numerosos erros na formatação e nas hiperligações das respostas e de outros textos em linha. Pedimos desculpas por esta situação, que só gradualmente poderemos resolver, mas, enquanto isso, agradecemos o envio de informação a respeito de erros detetados através da hiperligação que, para o efeito, se encontra no fundo de cada página visionada.
E, porque estamos na época do Carnaval – ou do Entrudo, se quisermos evocar raízes mais rurais –, as atualizações do consultório fazem uma brevíssima pausa para regressarem logo depois da folia, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 13 de fevereiro.
No 5.º episódio da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, segunda-feira, 11 de fevereiro, 22h20), José Carlos Malato e a fadista Fábia Rebordão são os convidados de Diogo Infante, num programa todo ele dedicado ao fado, Património Imaterial da Humanidade. Ao fado, à sua história desde os tempos dos bordéis de Lisboa do século XIX e às muitas palavras com o mesmo radical: fado, fada, falar, facundo, fatalidade, nefando…
Decorre a Expolangues 2013, de 6 a 9 de fevereiro, no Parque de Exposições das Portas de Versalhes, em Paris, na qual participam 80 países e que tem como tema central "O desafio das tecnologias digitais no ensino". Paralelamente, a redação brasileira da Rádio França Internacional organiza um debate para analisar o aumento de interesse pelo português do Brasil.
O programa gratuito de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar, com as seguintes combinações: português-inglês; português-francês; português-polaco; português-galego; português-espanhol. Para alargar esta oferta, são agora precisos falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Inscreva-se e conheça a nossa equipa.
O serviço prestado pelo Ciberdúvidas depende também de si, para continuar a esclarecer dúvidas e a debater questões da língua portuguesa, de forma gratuita e sem fins lucrativos. Por isso, o apelo reiterado: junte-se ao grupo de amigos que criou a campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos devem solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.