Em reunião extraordinária (em Luanda, a 30 de março), os ministros da Educação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) recomendaram a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 nos países-membros, no âmbito do acordo geral de cooperação relativo à defesa e promoção da língua portuguesa. A proposta de ajustamento do Acordo Ortográfico, a criação de formas de cooperação entre a língua portuguesa e as demais línguas naturais (em convívio) e de projetos para a elaboração dos vocabulários ortográficos nacionais foram, também, objeto desta VII reunião dos ministros da Educação dos oito países lusófonos.
Os ministros reuniram ou reuniram-se? E é «reuniram- se com...» ou «reuniu com...»? Na rubrica O Nosso Idioma, colocámos um novo texto esclarecedor sobre a conjugação deste verbo, na sua forma pronominal ou não.
A Ciberescola, na secção Cibercursos da Língua Portuguesa, e o Laboratório de Sistemas de Línguas Faladas do INESC-ID iniciou o primeiro Curso Ouvir e Falar em Português (de 1 de abril a e 20 de junho), com a duração de três meses, destinado a aprendentes com, pelo menos, 6 meses de aprendizagem formal do português como língua estrangeira/língua segunda. O curso é ministrado integralmente a distância em grupos de não mais de cinco alunos. As atividades a desenvolver visam não apenas o desenvolvimento da fluência na produção oral e pronúncia, mas também a aquisição de vocabulário, a automatização de estruturas e a habilidade de construção de discursos orais formais e regulados.