Em prol da igualdade de géneros, um grupo de estudantes universitários elaborou uma proposta queer de revisão da ortografia portuguesa. Pautada pela irreverência e contra aquilo que os signatários consideram um «instrumento de dominação social», este «compromisso brincalhão», denominado deste modo pelos seus autores, propõe, entre outros aspetos, o uso de palavras como «tod*s» e «velh@s» no sentido de garantir a igualdade de tratamento. A viabilização desta proposta é questionada por diversos especialistas.
A pronúncia correta de algumas palavras é um dos problemas que mais dúvidas suscitam junto dos nossos leitores. A este propósito, discutimos qual poderá ser a pronúncia correta do nome bíblico Raguel/Ragüel. A locução adverbial quem sabe e a hipótese de esta não ocorrer entre vírgulas, bem como a origem etimológica e a grafia correta do adjetivo fruste, são os temas em análise no consultório. Todas as respostas e conteúdos acessíveis através do Facebook e de uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
A manutenção e a atividade regular do Ciberdúvidas, na senda da promoção e discussão da língua e das literaturas de língua portuguesa, têm sido alvo da generosidade de todos quantos nos fazem chegar o seu contributo. A todos eles o nosso sincero obrigado. Ajude também o Ciberdúvidas. Basta clicar no botão «faça aqui o seu donativo» (nesta página, em cima, à direita). Mais informações aqui.