Como é hábito, no verão, o consultório do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa faz uma pausa de algumas semanas, pelo que o formulário destinado ao envio de perguntas se encontrará indisponível, ficando o esclarecimento de dúvidas interrompido até ao começo de setembro (para outros assuntos, usar os contactos indicados nesta página).
Esta interrupção tem igualmente razões ponderosas: as dificuldades insolúveis decorrentes da mudança para uma nova plataforma em janeiro de 2013 impõem um regresso à anterior plataforma, mantendo embora, na medida do possível, as alterações gráficas já realizadas. Não menos importantes são infelizmente os constrangimentos financeiros que continuam a afetar o acesso a recursos técnicos e humanos adequados à prossecução deste serviço sem fins lucrativos, que há mais de 16 anos esclarece e discute questões sobre o uso e as normas da língua portuguesa. Entretanto, continuaremos a pôr em linha perguntas que ainda aguardam resposta, bem como, nas demais rubricas, artigos que, de diferentes quadrantes, tenham por tema a nossa língua comum.
A todos os nossos consulentes, um ótimo verão!
A Ciberescola da Língua Portuguesa procura colaboradores no quadro do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) – Estágios Profissionais. Os candidatos devem ser mestres em Português Língua Estrangeira e ter menos de 30 anos. Mais informação aqui. Sobre uma das iniciativas da Ciberescola, no âmbito do ensino básico ministrado em Portugal, consultar esta página.
O programa Língua de Todos de sexta-feira, 28 de junho (na RDP África, às 13h15*; repete no sábado, após o noticiário das 9h00*), entrevista Sónia Rodrigues, investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto, sobre o tema da publicidade nos países de língua oficial portuguesa. No Páginas de Português de domingo, 30 de junho (Antena 2, às 17h00), pode-se acompanhar uma conversa com Maria Aldina Marques, professora da Universidade do Minho,
sobre a análise do discurso parlamentar em Portugal; e faz-se uma
pergunta: «a roupa está enxugada», ou «a roupa está enxuta»? Finalmente, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, na Antena 1, Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, continua a pôr à prova os nossos conhecimentos gramaticais na rubrica Jogo da Língua.
* Hora oficial de Portugal continental.
Ficam em linha no consultório as respostas a duas novas perguntas chegadas ao Ciberdúvidas: qual será o plural de penão, «bandeira» e «pena grande»? E porque se usa acento agudo em rói, e não em foi? Na rubrica O Nosso Idioma, colocámos mais uma crónica do professor Edno Pimentel sobre o uso do português em Angola (texto original publicado no semanário angolano Nova Gazeta de 27/06/2013). Estes e outros artigos podem ser consultados igualmente no Facebook ou numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone Portugal).
Pelas (acrescidas) razões acima referidas, lembramos como é possível o apoio à viabilização deste espaço de informação, esclarecimento, reflexão e debate sobre a língua portuguesa -- como não há outro similar, na sua natureza de serviço público e na abrangência dos oito países que têm o português como idioma comum. Basta um simples clique no botão "Faça aqui o seu donativo" (nesta página, em cima, à direita), optando-se pela forma de nos fazer chegar o indispensável contributo. Outras informações podem ser colhidas também aqui. Os nossos antecipados agradecimentos pela generosidade para com o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.