As divisões temporais são convenções criadas para assegurar a compartimentação da História e facilitar a sua compreensão.
Designações como «anos 20», «anos 30» – ou «década de 20», «década de 30» – e outras são usadas por comodidade de periodização histórica para nos referirmos às respetivas décadas do século passado e assim caracterizar o segmento cronológico a que se referem. Algumas delas deram até origem a outras como, por exemplo, os «loucos anos vinte», expressão que é de imediato reconhecível e identificadora de um conjunto de valores, de uma organização social, de um estilo de vida.
Com o devir histórico, irão surgir outros «anos 20», agora já do século XXI, que porventura forçarão o surgimento de outras designações que caracterizem o respetivo período e procedam à desambiguação. Outro tanto acontecerá com expressões que refletem períodos históricos mais longos como os séculos, de que são exemplos: Quinhentos, equivalente de «século XVI», ou Oitocentos, equivalente de «século XIX», e das quais derivam palavras como quinhentismo e quinhentista, oitocentismo e oitocentista. Ainda que também se possa manter a homonímia, desempatando-se pelo contexto.
No caso das décadas, e além de «anos 20» ou «década de 20», tem-se generalizado a referência a «década de 1920», pressupondo-se que nos referimos ao período que começa em 1920 e termina em 1929. No fundo, referimo-nos ao período de «1920-1929» como «década de 1920», elidindo 1929.
Assim, para a primeira década deste século/milénio, «anos 00» afigura-se-nos algo confuso e ambíguo, sendo de evitar; «anos 2000», apesar de melhor, afigura-se-nos, ainda assim, de rejeitar pela confusão a que se presta; restando «década de 2000» como opção mais aceitável. Todavia, por ausência de uma expressão condensada suficientemente feliz, parece-nos apesar de tudo preferível que se refira a este intervalo de tempo como a primeira década deste milénio ou a primeira década do século XXI, pelo menos até ao surgimento de uma expressão agregadora que por convenção ou uso se consagre para o caracterizar.