DÚVIDAS

«Acartar com»

Em primeiro lugar, uma palavra de reconhecimento e agradecimento pelo excelente serviço prestado aos falantes do português.

O verbo acartar é frequentemente utilizado, sobretudo na oralidade, seguido da preposição com (por exemplo: «Passei a manhã a acartar com móveis»). Não será, nesta como noutras frases semelhantes, a preposição desnecessária, se não mesmo incorrecta?

Obrigado.

Resposta

Em nome do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, agradeço as palavras iniciais do consulente.

Não se pode dizer que «acartar com» seja construção incorreta. Deve-se é saber em que contextos utilizá-la.

Quando se fala de oralidade e de língua popular, faz-se referência a um domínio privilegiado para o desvio à norma. Sendo assim, em princípio, «acartar com» é forma adequada ao registo informal, muito embora o verbo se use também como transitivo, sem preposição: «acartar móveis».

Note-se que acartar é já por si uma variante popular de acarretar; não é, portanto, de esperar que ocorra no discurso formal. É também de observar que, mesmo no âmbito da língua-padrão, o sinónimo carregar admite o emprego da preposição com, quando tem o significado de «transportar»: «os excursionistas carregariam com o ferido durante o resto da viagem» (ver carregar, no Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, Texto Editora, 2007). É plausível que «acarretar/acartar com» seja um uso surgido por analogia com esta construção do verbo carregar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa