O apelido ou sobrenome Bessa, também escrito como Beça, é provavelmente um nome que provém do topónimo espanhol Baeza (José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, 2003). D. Luiz de Lancastre e Tavora, no Dicionário das Famílias Portuguesas (Lisboa, 2010, p. 99), reitera esta proveniência do seguinte modo: «No tempo do nosso rei D. Fernando I fixou-se em Portugal Juan Alfonso de Baeza, que daquele soberano recebeu as vilas de Alter do Chão e do Vimieiro. Juan, depois João Afonso, casou aqui e teve descendência, que começou por aportuguesar o nome em Baeça e depois em Beça [...].»
Baeza, que é como se chama uma cidade da província de Jaén, na Andaluzia, é topónimo que evoluiu por via do árabe (Bayyāsa) a partir das formas Beatia e Vivatia, atribuídas a uma villa romana e derivadas do nome próprio Vivatius (Jairo J. García Sánchez, Andalucía y sus topónimos IV, Centro Virtual Cervantes). Há autores que contestam que as famílias com este apelido provenham diretamente de Baeza, considerando que com este nome vários cavaleiros procuravam prestigiar-se aludindo à sua participação na conquista da cidade aos árabes; assim se explica que, na Idade média, a família mais conhecida com este apelido procedia de Valdepeñas, na comunidade de Castela-La Mancha (Blasonari. Genealogía e heráldica).
Perante a hipótese de uma origem espanhola, é de assinalar que a grafia mais adequada é a que exibe um ç, uma vez que esta é uma das letras correspondentes ao z castelhano (caza ~ caça; cabeza ~ cabeça; pozo ~ poço).
Deve ainda observar-se que não é de excluir a possibilidade de Beça ter origem num topónimo do Norte de Portugal. Na região de Boticas (Vila Real), corre um rio assim chamado, cuja etimologia dificilmente se conjuga com o nome espanhol: aceitando que os nomes de rios costumam ser bastante arcaicos ou que derivam de nomes de lugar, não se encontra na bacia desse curso de água outro topónimo que tenha uma história que o relacione com indivíduos com este apelido ou que permita estabelecer uma relação segura com a forma Baeza.
Em suma, como apelido ou sobrenome, é provável que Beça tenha geralmente origem castelhana ou andaluza. Contudo, é também possível que alguns portadores deste nome possam tê-lo recebido por alusão ao nome do rio transmontano.