O vocábulo planeamento é vocábulo usado em sentido genérico, muitas vezes em referência à «elaboração de planos governamentais, esp. nas áreas econômica e social» (Dicionário Houaiss; no português do Brasil, o termo registado em dicionário é planejamento, derivado do verbo planejar): «planeamento urbanístico».
Uma planificação tem significado mais concreto e específico, aplicando-se muitas vezes ao plano de uma atividade com marcação da data e do local em que ocorre: «a planificação de uma aula/um curso/um seminário».
Note-se que há expressões em que a ocorrência de uma destas palavras parece dever-se mais à fixação de um uso do que a uma verdadeira motivação semântica. Por exemplo, usa-se planeamento familiar, e não "planificação familiar", muito embora haja dicionários que definam planeamento familiar como uma planificação (sublinhado meu): «planeamento familiar, conjunto de cuidados de saúde que visam a planificação dos nascimentos e do número de filhos de acordo com as necessidades ou os desejos de um casal e tendo em conta as várias condicionantes fisiológicas, clínicas, económicas, culturais ou religiosas da família» (Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, na Infopédia).