DÚVIDAS

A origem do sobrenome Coucho

Olá! Entre pesquisas na Internet, acabei por me deparar com o vosso site, e a minha questão penso que lançará um bom desafio:

Eu chamo-me Andreia Filipa da Silva Coucho Pereira; sim, exactamente, Coucho. A minha dúvida seria a origem da palavra e se existe mais alguém com este apelido, o mais longe que eu cheguei foi ao meu bisavô, pai da minha avó paterna.

Enfim, tenho uma profunda curiosidade acerca do meu apelido, Pereiras há muitos, Silvas, aos pontapés, agora uma pessoa com este apelido não conheço.

Resposta

Entre as diferentes obras consultadas, apenas o Dicionário Onomástico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (2003), contempla a existência de coucho. A palavra é indicada como um possível apelido e surge na página 514 de Descobrimentos Portugueses, Documentos para a Sua História, publicados e prefaciados por João Martins da Silva Marques, como apelido de Gonçallvez Leca [sic] de Coucho.

Quanto à etimologia da palavra, não encontrámos registo do termo, mas no Dicionário Etimológico Nova Fronteira, de Antônio Geraldo Cunha, temos a palavra cocho, de origem discutível, com os seguintes significados: «tabuleiro para conduzir cal amassada», «caixa onde gira a mó dos amoladores» e «tipo de vasilha para uso do gado». No Brasil, em certas regiões, é também o nome de uma viola de cinco cordas, segundo o Dicionário Houaiss (2009).

É de admitir ainda que coucho poderá ter origem numa outra língua como, por exemplo, o castelhano (espanhol) ou o galego. Por outro lado, não é de excluir a possibilidade de o nome Coucho ter tido outras representações ao nível ortográfico (por exemplo, coxo).

Ainda sobre a existência e o uso da palavra no português europeu, embora esta não seja reconhecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de João Malaca Casteleiro (2010), ou pelo Vocabulário Ortográfico do Português, o certo é que, se a nossa consulente passar por algumas aldeias da Beira Baixa, em Portugal, e, estando com sede, pedir um pouco de água, poderá ser-lhe estendida uma concha de cortiça e ser-lhe dito: «Ide com o coucho ali à fonte, e a sede passa-lhe em boa hora.»

Quanto à pergunta se haverá outros Couchos por esse mundo fora, talvez o Ciberdúvidas possa trazê-los a si através desta resposta...

N. E.: Como referem Cintra e Cunha, a pronúncia da africada palatal [ʧ] – o som que pronunciamos no início do nome do compositor Tchaikovsky – corresponde à representação gráfica <ch> e ocorre na maior parte dos dialetos portugueses setentrionais. Nalgumas aldeias da Beira Baixa, também se verifica a ocorrência deste segmento.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa