Para nos entendermos, façamos algumas precisões:
Sigla: Conjunto de letras iniciais de `diversas palavras´, usado como redução em nomes próprios, designações de empresas ou entidades, títulos, etc. Tradicionalmente, as siglas são escritas com as letras todas maiúsculas e muitas já sem pontos entre elas (ex.: ONU), pois modernamente só são obrigatórios os pontos nas reduções de nomes de pessoas (ex.: Silvas Filho: S.F.). As siglas são frequentemente soletradas letra a letra (ex.: PS → ¦pê-ésse¦); mas podem ser pronunciadas com as vogais quando estas figurem na redução (e então é também frequente não se distinguir a tonicidade no agrupamento, ex.: AMI → ¦à-mí¦, denotando a relativa independência dos constituintes, o que não acontece numa palavra).
Siglóide: É uma sigla. Está ainda numa fase de não ter carácter de palavra, mesmo que se possa pronunciar como tal (ex.: ONU).
Acrónimo ou siglema: São reduções já dicionarizadas; consideradas portanto palavras do léxico (ex.: óvni, sida [em Portugal]). Como palavras, terão normalmente só como maiúscula a letra inicial (em começo de período ou nome próprio [ex.: Petrobrás]).
Não conheço qualquer relação entre o número das letras e a classificação da sigla.
NOTAS:
Em muitos casos, existe já hesitação em classificar uma redução como sigla ou como acrónimo (ex.: láser [pronúncia recomendada por alguns lingu[ü]istas] ou LASER [lâizer]). No meu ponto de vista, só deve ser considerado acrónimo o conjunto de letras que se integre na índole da língua (ex.: Petrobrás, óvni, Unesco, etc.; nunca p. ex.: PALOP, FENPROF, etc.).
Para terminar, agradecemos as sua gentis palavras. Sublinho que nesta grande família de Ciberdúvidas todos estamos de parabéns por haver tantos companheiros interessados no estudo da língua, como é o seu caso. Mas todos estamos a correr o risco de trocar os parabéns pelos pêsames, pois começa a tornar-se impossível manter Ciberdúvidas só com o sacrifício (que nem se imagina...) de uns quantos, e ante o desinteresse dos responsáveis.
Cf. A Folha, Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias
Ao seu dispor,