Sexa - Antologia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Outros Antologia Artigo
Sexa

- Pai…
- Hmmm?
- Como é o feminino de sexo?
- O quê?
- O feminino de sexo.
- Não tem.
- Sexo não tem feminino?
- Não.
- Só tem sexo masculino?
- É. Quer dizer, não. Existem dois sexos. Masculino e feminino.
- E como é o feminino de sexo?
- Não tem feminino. Sexo é sempre masculino.
- Mas tu mesmo disse que tem sexo masculino e feminino.
- O sexo pode ser masculino ou feminino. A palavra "sexo" é masculina. O sexo masculino, o sexo feminino.
- Não devia ser "a sexa"?
- Não.
- Por que não?
- Porque não! Desculpe. Porque não. "Sexo" é sempre masculino.
- O sexo da mulher é masculino?
- É. Não! O sexo da mulher é feminino.
- E como é o feminino?
- Sexo mesmo. Igual ao do homem.
- O sexo da mulher é igual ao do homem?
- É. Quer dizer… Olha aqui. Tem o sexo masculino e o sexo feminino, certo?
- Certo.
- São duas coisas diferentes.
- Então como é o feminino de sexo?
- É igual ao masculino.
- Mas não são diferentes?
- Não. Ou, são! Mas a palavra é a mesma. Muda o sexo, mas não muda a palavra.
- Mas então não muda o sexo. É sempre masculino.
- A palavra é masculina.
- Não. "A palavra" é feminino. Se fosse masculina seria "O pal…"
- Chega! Vai brincar, vai.
O garoto sai e a mãe entra. O pai comenta:
- Temos que ficar de olho nesse guri…
- Por quê?
- Ele só pensa em gramática.

Fonte

Crónica  do escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo (1936 — 2025) , transcrita,  com a devida vénia, do livro Comédias para se Ler na Escola, Publicações Dom Quixote, 2002, Lisboa.

Sobre o autor

Luís Fernando Veríssimo (1936-2025) foi um escritor brasileiro nascido em Porto Alegre, em 1936. Conhecido pelas crónicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, destaca-se  também  como cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e como romancista. Uma obra caracterizada pela representação de questões sociais e políticas de maneira coloquial, cómica e irónica. Alguns dos seus principais livros são, entre outros da sua vasta obra literáriaEd Mort e outras histórias (1979), O analista de Bagé (1981) e O Melhor das Comédias da Vida Privada (1994).

Assinalando os seus 80 anos, foi lançado no Brasil o documentário Veríssimo, dirigido por Angelo Defanti, responsável por O clube dos anjos (2022), adaptação do livro homónimo de 1998 do escritor gaúcho.

 

Cf. Luís Fernando Veríssimo, um dos maiores escritores do Brasil, morre aos 88 anos + O adeus do mestre do humor Luís Fernando Veríssimo: «A morte é uma sacanagem. Sou cada vez mais contra» + Luís Fernando Veríssimo, o artista que retratou o Brasil + L.F. Veríssimo, o Analista do Brasil «Traduzia o Brasil com amor e sensibilidade»: famosos lamentam morte de Luís Fernando Veríssimo  + Sexo na cabeça As frases icónicas de Luís Fernando Veríssimo