Depois de Quem Tem Medo da Língua Portuguesa?, de SOS Língua Portuguesa e de Assim É Que É Falar, Sandra Duarte Tavares, docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) em Lisboa e consultora do Ciberdúvidas, oferece-nos mais um trabalho sobre erros e dificuldades da língua portuguesa. Trata-se do livro Pontapés na Gramática, o qual tem como base os apontamentos feitos na rubrica radiofónica com o mesmo nome, coapresentada na Antena 3 com a locutora Joana Dias, que também é coautora da versão impressa.
O livro está dividido em cinco secções – Fonética e Ortografia, Léxico, Morfologia, Sintaxe e Novo Acordo Ortográfico – e organiza-se em torno de perguntas relacionadas com algumas das áreas mais críticas da língua e das respetivas respostas, nas quais se procede a um esclarecimento com base em argumentos científicos, mas com uma linguagem acessível.
Com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, este prático auxiliar visa alertar o leitor não especializado «para muitos pontapés na gramática que por aí grassam». «O que nos motivou? O amor e a paixão pela língua que falamos, por meio da qual expressamos as nossas emoções, sonhos e ambições! Convictas de que este é um património demasiado valioso para se subestimar, considerámos premente velar pela sua identidade», referem as autoras na nota introdutória.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações