Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Andreia Garcia Estudante Lisboa, Portugal 22K

A dúvida que coloco é como se conjuga o verbo ter com o verbo descobrir. Nunca me passou pela cabeça esta dúvida, pois sempre apliquei o segundo caso. No entanto, tenho vindo a "descobrir" que até posso estar enganada, pois cada vez mais ouço dizerem «tenho descobrido» e penso que está errado, mas não quero tirar conclusões precipitadas.

Por favor, esclareçam-me esta dúvida.

Obrigada.

Sara Sousa Administrativa Leiria, Portugal 13K

Como e em que circunstâncias se dizem as palavras trajo e traje?

Kerlei Cristina Professora Goiânia, Brasil 8K

Sabendo que a pessoa portadora de miopia é míope, gostaria de saber qual o adjetivo que corresponde a astigmatismo e hipermetropia.

Desde já, agradeço a atenção.

Lucilene Sousa Professora Uberlândia, Brasil 18K

Qual é o aumentativo da palavra ponte?

Luiza Alves Aeroviária Belo Horizonte, Brasil 11K

Qual a concordância correta: «substabeleço o senhor», ou «substabeleço ao senhor»?

A frase é: «Eu, fulano de tal, substabeleço ao senhor fulano de tal os poderes que me foram conferidos...»

Rafael Xavier Analista de sistemas Brasília, Brasil 17K

Dizer «voltar novamente» ou «voltar de novo» é considerado um pleonasmo?

Edmundo Sá Médico Beja, Portugal 24K

Diz-se "distractibilidade" ou "distracção" como sendo uma característica da perturbação de hiperactividade e défice de atenção?

João Paulo Hergesel Estudante Alumínio, Brasil 13K

Qual o grau aumentativo da palavra cozinha?

Conceição Alves Professora Ilha das Flores, Açores, Portugal 7K

Qual a forma correcta de dizer-se e escrever-se — «Câmara Municipal de Lajes», ou «Câmara Municipal das Lajes»?

António Barros Informático/trabalhador-estudante Porto, Portugal 4K

Numa das minhas deambulações pela Internet vi a seguinte pergunta de um falante do português do Brasil: «Todos os livros de biologia brasileiros chamam o DNA de Ácido Desoxirribonucleico. Isto está claramente errado, pois não existe o prefixo des em latim. O prefixo é de. Em inglês, temos deoxyribonucleic acid. Não sei de onde os professores de português tiraram este desoxirribonucleico! Também não sei de onde tiraram os dois RR. Abaixo coloco um trecho de um texto de biologia clássico. Como vocês podem notar, usa-se Deoxyribonucleicum acidum.»

Faço minhas, exceptuando a afirmação de "errado", as palavras do autor destas palavras. Seria possível explicarem qual ou quais os fenómenos que dão origem a estas formas de grafia do português?

Muito obrigado.