A dúvida que coloco é como se conjuga o verbo ter com o verbo descobrir. Nunca me passou pela cabeça esta dúvida, pois sempre apliquei o segundo caso. No entanto, tenho vindo a "descobrir" que até posso estar enganada, pois cada vez mais ouço dizerem «tenho descobrido» e penso que está errado, mas não quero tirar conclusões precipitadas.
Por favor, esclareçam-me esta dúvida.
Obrigada.
Como e em que circunstâncias se dizem as palavras trajo e traje?
Sabendo que a pessoa portadora de miopia é míope, gostaria de saber qual o adjetivo que corresponde a astigmatismo e hipermetropia.
Desde já, agradeço a atenção.
Qual é o aumentativo da palavra ponte?
Qual a concordância correta: «substabeleço o senhor», ou «substabeleço ao senhor»?
A frase é: «Eu, fulano de tal, substabeleço ao senhor fulano de tal os poderes que me foram conferidos...»
Dizer «voltar novamente» ou «voltar de novo» é considerado um pleonasmo?
Diz-se "distractibilidade" ou "distracção" como sendo uma característica da perturbação de hiperactividade e défice de atenção?
Qual o grau aumentativo da palavra cozinha?
Qual a forma correcta de dizer-se e escrever-se — «Câmara Municipal de Lajes», ou «Câmara Municipal das Lajes»?
Numa das minhas deambulações pela Internet vi a seguinte pergunta de um falante do português do Brasil: «Todos os livros de biologia brasileiros chamam o DNA de Ácido Desoxirribonucleico. Isto está claramente errado, pois não existe o prefixo des em latim. O prefixo é de. Em inglês, temos deoxyribonucleic acid. Não sei de onde os professores de português tiraram este desoxirribonucleico! Também não sei de onde tiraram os dois RR. Abaixo coloco um trecho de um texto de biologia clássico. Como vocês podem notar, usa-se Deoxyribonucleicum acidum.»
Faço minhas, exceptuando a afirmação de "errado", as palavras do autor destas palavras. Seria possível explicarem qual ou quais os fenómenos que dão origem a estas formas de grafia do português?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações