A análise do sentido da palavra em diversos dicionários não aponta para a possibilidade de a palavra voluntarismo se associar a voluntário. Dos dicionários consultados (em linha: Porto Editora e Priberam; papel: Houaiss e dicionário da ACL), apenas o da Priberam aponta o sentido que cita em 1, ou seja, coloca em alternativa voluntário e voluntarioso. A descrição mais completa para voluntarismo é a que é dada no dicionário Houaiss, que cito na íntegra, atualizando a grafia:
1. FIL Doutrina que se caracteriza por privilegiar a importância ética, psicológica ou metafísica da vontade em relação às disposições intelectuais humanas.
1.1 FIL Doutrina metafísica, identificada pela filosofia de Shopenhauer (1788-1860), segundo a qual a realidade essencial do mundo possui uma natureza análoga à da vontade irracional, sendo portanto incompreensível por meio da intelectualidade pura.
1.2 PSIC. FIL teoria psicológica (Wundt, por ex.) ou filosófica (notoriamente Nietzche) que professa a importância superior da vontade afetivamente orientada na atividade geral do espírito humano, em detrimento das suas capacidades intelectuais ou racionais.
1.3 ÉT sistema filosófico (tal como o bergsonismo) que, na procura da perfetibilidade moral do comportamento humano, afirma a prevalência da vontade emocional e afetiva sobre os poderes restritos do intelecto.
2. Comportamento diretivo, autoritário; voluntariosidade.
Em síntese, apesar de haver dicionários que apontem para a equivalência pontual entre voluntarioso e voluntário, na maioria dos casos essa equivalência não é feita, quer na definição de cada um desses adjetivos, quer na definição de voluntarismo, preferencialmente associado a voluntarioso. Assim, no uso atual da língua portuguesa, a palavra voluntarismo não é sentida como acumulando sentidos que a aproximem de voluntário e, simultaneamente, de voluntarioso.