DÚVIDAS

Ventoinha

Muito se tem falado na energia eólica e por isso surgiu-me a seguinte dúvida: pode chamar-se ventoinha ao componente dos geradores eólicos constituído pelas pás? Ultimamente surgem notícias nos meios de comunicação social que empregam este termo, mas sempre pensei que ventoinha designava um aparelho gerador de vento através de uma fonte de energia, e não um aparelho que necessita de vento para girar (como as girândolas das crianças, nunca me passaria pela cabeça chamar-lhes ventoinhas). Obrigada desde já pelo esclarecimento.

Resposta

Concordamos plenemente com a sua opinião. Ventoinha é um aparelho que consome energia e que tem por finalidade movimentar o ar.

Moinho é um engenho que aproveita o vento (ou movimento do ar) para produzir energia mecânica. É lógico que este conceito seja alargado aos geradores eólicos que, felizmente, produzem energia eléctica, usando basicamente o mesmo processo.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa