Variante brasileira do português
Sou estudante de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Pádua, filho de pai italiano e mãe portuguesa de Angola.
O que me traz aqui hoje é uma questão algo controversa e que tem dado lugar a acesos debates entre linguistas e estudiosos da Língua Portuguesa, sobretudo brasileiros e portugueses.
A questão é a seguinte: pode o português do Brasil ser considerado uma língua independente, com regras específicas e uma Gramática própria? Existe a língua "brasileira", há falantes de "brasileiro"?
Os mais de 150 milhões de brasileiros não fazem parte da Lusofonia, da Comunidade de Língua Portuguesa?
Pergunto isto porque a partir do próximo ano lectivo vai ser activado o curso de Língua e Literatura Brasileira, onde o "brasileiro", se assim o podemos chamar, vai ser estudado como língua independente, ou seja, não como português do Brasil, mas como uma língua no verdadeiro sentido da palavra. Pode ser que daqui a 50 ou 100 anos o português do Brasil já nada tenha a ver com o português "clássico", mas acho que separar hoje a língua, que se fala no Brasil, daquela que se fala em Portugal, é "pôr o carro à frente dos bois", é forçar uma eventual evolução que tem que ser lenta e natural... Eu estou convencido que os brasileiros falam Português e acho que os próprios brasileiros estão convencidos disso mesmo, que a língua que falam é o Português, ou se quisermos ser "evolucionistas" o Luso-Brasileiro, mas não (ao menos por agora) o "brasileiro".
Lançada que está a questão, espero opiniões e críticas, abrindo assim mais uma Controvérsia sobre a Língua de Camões.
