A formulação de que algo é transparente ao som não aparenta ser a mais correta, uma vez que o adjetivo transparente classifica, em termos da ciência da física, «algo que se deixa atravessar pela luz e permite distinguir os objetos através de si» (Infopédia).
Pode haver uma extensão do significado do adjetivo transparente para indicar a forma como uma determinada estrutura deixa passar o som. É, aliás, a partir deste sentido que alguns fabricantes e vendedores de equipamento sonoro utilizam o termo transparência acústica e transparência sonora (ver aqui) para indicar que há uma sonoridade límpida, clara, sem interferências. Inclusivamente, o termo é usado pela própria linguística para referir um termo, um contexto ou um discurso que não é opaco.
Contudo, a questão do consulente remete para algo que é transparente ao som, por outras palavras, algo que é atravessado pelo som proveniente de outra fonte e que não é em si mesmo emissor do som. Assim, como a palavra transparente aparenta estar associada à ótica (parte da física que trata da luz e da visão) e não à acústica (parte da física que se ocupa dos sons), não parece adequado o seu uso com esse sentido não figurado.
Sugerimos, por isso, que utilize o adjetivo permeável para dizer que algo permite passar o som. O adjetivo permeável é utilizado na física para referir «corpos através dos quais podem passar o ar, a luz, fluidos, gases, etc.» (Dicionário Priberam). Entre os elementos que não estão específicados na definição deste dicionário podem estar também os sons, verificando-se que o termo permeabilidade acústica é usado em simpósios de arquitetura (ver aqui) e em teses (ver aqui) com o sentido evocado pelo consulente.