Tonicidade - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Tonicidade

Gostaria de saber porque a preposição «trás» é acentuada. Normalmente as preposições não são átonas e este deveria ser então um monossílabo átono?
Muito obrigado.

Ricardo Filho Portugal 3K

Não existe a regra de as preposições serem ou não acentuadas (ex.: `após, até´ e `de, por´). O que temos de atender é às regras ortográficas e à tendência da pronúncia na língua. Por exemplo, distingue-se `dás´, forma verbal, de `das´, contracção da preposição de com o artigo.
Não está registada no léxico a palavra autónoma `tras´, mas existe o prefixo `tras-´, que, pronunciado independentemente, soa ¦trâch¦. Assim, compreende-se que trás seja acentuada.
NOTA: como sabe, trás preposição (ex.: `trás o que diz, ele mente´) ou advérbio (ex.: `a parte de trás´) distingue-se da forma verbal `traz´ (ex.: `ele traz gravata´).

Ao seu dispor,

D´Silvas Filho