Muito agradecemos as palavras de apreço que nos dirige. Note, no entanto, que não pretendemos criar doutrina sobre a norma do português, antes sendo nosso papel orientar os consulentes na escolha das opções mais adequadas dentro da tradição e das tendências do português contemporâneo.
Quanto à questão apresentada, informamos que, neste caso, a hifenização depende do tipo de uso que se dá à expressão em apreço quando é nome próprio.
Se se trata de um topónimo, deve escrever Todos-os-Santos, conforme preveem quer o anterior acordo ortográfico (o de 1945) quer o mais recente, de 1990:
Acordo Ortográfico de 1945 (AO 1945), Base XXVIII:
«[...] De acordo com as espécies de compostos que ficam indicadas, deveriam, em princípio, exigir o uso do hífen todas as espécies de compostos do vocabulário onomástico que estivessem em idênticas condições morfológicas e semânticas. Contudo, por simplificação ortográfica, esse uso limita-se apenas a alguns casos, tendo-se em consideração as práticas correntes. Exemplos:
a) nomes em que dois elementos se ligam por uma forma de artigo: Albergaria-a-Velha, Montemor-o-Novo, Trás-os-Montes [...].»
Acordo Ortográfico de 1990 (AO 1990), Base XV:
«2 Emprega-se o hífen nos topónimos/topônimos compostos iniciados pelos adjetivos grã, grão ou por forma verbal ou cujos elementos estejam ligados por artigo: Grã-Bretanha, Grão-Pará; Abre-Campo; Passa-Quatro, Quebra-Costas, Quebra-Dentes, Traga-Mouros, Trinca-Fortes; Albergaria-a-Velha, Baía de Todos-os-Santos, Entre-os-Rios, Montemor-o-Novo, Trás-os-Montes.»
Verifica-se, assim, que o critério enunciado nas duas transcrições se reporta claramente ao topónimo Baía de Todos-os-Santos.
Já a respeito da designação do dia festivo, o AO 1945 parece omisso, mas Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), embora registe a entrada Todos-os-Santos como topónimo, com hífen, contrasta-a com a locução hieronímica «dia de Todos os Santos», que não hifeniza. Também no AO 1990, na Base XIX, 2.º, se escreve Todos os Santos, sem hífen:
«2 A letra maiúscula inicial é usada:[...]
e) Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos. [...]»
Pode concluir-se, portanto, que, entre o topónimo Todos-os-Santos e o nome da festividade Todos os Santos, os critérios ortográficos não são os mesmos, verificando-se até certa incongruência, certamente a ter em conta numa futura revisão geral da ortografia dos nomes próprios.