Timor Loro Sae - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Timor Loro Sae

Qual o significado de Timor Lorosae e que língua é esta? Que línguas se falam em Timor?

Bruno Lisboa, Portugal 7K

Loro Sae (e não "Lorosae", pois são duas palavras distintas) significa em tétum Sol Nascente. Foi a denominação que as várias correntes intertimorenses acordaram para o nome oficial do seu país livre da ocupação indonésia.

Até aqui, a denominação era Timor Leste, herança dos tempos da administração portuguesa, em contraponto com o nome da outra metade da ilha, Timor Ocidental, território indonésio.

O regime de Jacarta, por sua vez, chamava a Timor Leste Timor Timur – a considerada 24ª província da República da Indonésia, desde a sua ocupação, em 1975.

Além do tétum (língua nacional dos timorenses) e do português (falado hoje apenas pela minoria alfabetizada e pró-independentista, mas língua oficial de Timor Loro Sae quando for independente), fala-se também a língua do ocupante indonésio.

José Mário Costa