DÚVIDAS

Teu, tua no Brasil

Em "Nova Gramática do Português Contemporâneo" dos autores Cunha e Cintra li:

"No português do Brasil, o uso de tu restringe-se ao extremo Sul do País e a alguns pontos da região Norte, ainda não suficiente delimitados. Ressalte-se, porém, que o emprego das formas oblíquas te, ti, contigo apresenta uma difusão bastante maior." Porque é que os autores não mencionaram o frequente uso das palavras teu(s) e tua(s)?

Pelo que eu ouço na telenovelas e nas músicas essas palavras (teu, tua) são bastante frequentes embora tenham um grande inimigo em palavra seu (e sua).Eu já perguntei a muitos brasileiros sobre o uso das palavras teu e tua.

Uns me disseram que teu e seu são a mesma coisa no Brasil. (Eu concordo).

Os outros me disseram que não é bom usar teu, tua pois soa-lhes caipira...

Eles usam seu, mais usam contigo e te, ti.

Eu não sei. Há regiões que usam mais teu, tua que seu, sua?

Obrigado.

Resposta

Infelizmente não se lhes pode perguntar, porque já não estão no reino dos vivos!

(O) teu, (a) tua e os plurais correspondentes, em português europeu são absolutamente correlativos da série pessoal tu, te, ti, contigo. Ninguém em Portugal os usa com você(s). Em compensação, como já reparou, (o) vosso, etc. está a empregar-se cada vez mais como correlativo de vocês ou os senhores, em vez de o(s) seu(s), etc. Com você (singular), porém, é exclusivo o uso de (o) seu, (a) sua, etc.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa