Sobre a palavra freguesia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a palavra freguesia

Qual é a etimologia da palavra freguesia?

Ana Santiago Assessora de imprensa Lisboa, Portugal 4K

Freguesia vem de freguês (freguês + sufixo -ia, que exprime a noção de estado ou qualidade). José Pedro Machado (in Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa) data de 1280 o primeiro registo escrito que se conhece da palavra: «... que auemos em Évora na ffréeguisia de Sancta Maria...». No português antigo escreveu-se também fiigrigia, ffsglesia, fféégregia, ffjgrisia, feeygregià, frigligia, fijglesia, friigresias, frigesia, frislegsia, até se fixar na nossa a(c)tual freguesia.
Além desta acepção (da divisão administrativa imediatamente inferior à do concelho, em Portugal), freguesia também pode ser o mesmo que paróquia (ou o «conjunto dos paroquianos») ou clientela («conjunto dos fregueses»).

José Mário Costa