A consulente deverá explicar melhor o que pretende quando se refere às «características linguísticas» da notícia.
De qualquer modo, a notícia é um texto jornalístico que encerra um conteúdo factual, pelo que deve assentar no uso de substantivos e verbos (tempos simples em vez dos tempos compostos, a voz activa melhor do que a voz passiva), limitando os adjectivos ao estritamente necessário. São os requisitos básicos da escrita jornalística: clareza, simplicidade e exactidão, além do indispensável bom uso do português e do cumprimento das regras gramaticais.
A estrutura clássica da notícia corresponde a uma sucessão de parágrafos curtos, cada um dos quais contendo uma unidade de informação simples, resumida na fórmula «um parágrafo, uma ideia».
O primeiro parágrafo é o lead da notícia e deve responder a cinco perguntas fundamentais, consagradas na fórmula americana dos «cinco W» — Who (quem)? What (o quê)? Where (onde)? When (quando)? Why (porquê)?
Nos parágrafos seguintes são acrescentados pormenores, por ordem decrescente de importância. Este tipo de organização da informação recebeu o nome de «pirâmide invertida».
O modelo da pirâmide invertida foi desenvolvido e aperfeiçoado pelas agências noticiosas, que ainda hoje o aplicam.
A estrutura da notícia na rádio e na televisão apresenta algumas diferenças, resultantes da especificidade da linguagem audiovisual. Por exemplo, a redundância informativa é um defeito na notícia impressa, mas pode ser obrigatória numa notícia radiofónica, se a duração da informação assim o exigir.
O aparecimento da informação via Internet veio introduzir novas alterações na estrutura da notícia, igualmente resultantes da linguagem específica do meio, que combina texto, som e imagem. Um dos factores mais importantes é o hipertexto, que permite ligações a outras informações suplementares.
Apesar dessas variantes naturais, é conveniente lembrar que uma notícia é, no fundo, uma história e, como todas as histórias, deve ter princípio, meio e fim. E quanto mais bem escrita, melhor.