Sincronia e diacronia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sincronia e diacronia

Tenho como tema de trabalho «Sincronia e diacronia do sistema temporal português». Gostaria muito de obter alguma informação a propósito do tema que mencionei. A sincronia está relacionada com a variação no tempo, assim como a diacronia está relacionada com a variação no espaço?

Nélida d´Oliveira Estudante Lisboa, Portugal 2K

Creio que se refere à flexão verbal da língua portuguesa e à forma como ela permite veicular uma ideia situada no tempo e relacioná-la com outra, situada, potencialmente, em tempo diverso.

A primeira coisa a fazer poderá ser recolher um conjunto de frases e ver, e sentir, como acontece essa inter-relação, a que formas e tempos verbais se recorreu, etc.

Partindo deste conhecimento empírico, digamos assim, poderá verificar o que, acerca deste assunto, se diz nas gramáticas. A Gramática da Língua Portuguesa de Mira Mateus e outras, 2003, tem um capítulo, da autoria de Fátima Oliveira, o capítulo 6, onde são abordados aspectos do tempo e do modo verbais. Aí são dadas em nota de rodapé indicações sobre outros estudos acerca do tema, que potencialmente podem interessar-lhe.

Também na página de Telmo Móia poderá encontrar artigos com interesse. O mesmo se pode dizer de um artigo de Lúcia Helena Martins Gouvêa, intitulado Função dos tempos verbais.

Para uma informação mais específica ou mais centrada nos seus interesses, precisaria de uma indicação também ela mais explícita.

Edite Prada