DÚVIDAS

«Sai imediatamente!»

Num teste de língua portuguesa a professora colocou a seguinte frase para analisar sintacticamente: «Sai imediatamente!»

Classifiquei imediatamente como complemento circunstancial de modo e a professora pôs algumas dúvidas, classificando-a como complemento circunstancial de tempo.

Fui aos advérbios de tempo e a palavra não se encontra lá. Perguntei a várias pessoas, e uns defendem complemento circunstancial de modo, outros de tempo!

Qual é a verdadeira?

Resposta

Curiosamente, muitos e bons dicionários não registam a palavra imediatamente , mas que está obviamente bem formada e faz parte do nosso vocabulário comum.

Vamos, portanto, ao adjectivo imediato, que contém a raiz do advérbio imediatamente. Um dos significados do adjectivo imediato é o seguinte: «que não admite perda de tempo».

A nossa experiência confirma que a expressão «Sai imediatamente!» significa «Sai já!»

Neste contexto, é a circunstância de tempo que prevalece.

A circunstância de tempo é mais concreta do que a circunstância de modo, que é normalmente mais ténue, mais modelada ou mais subjectiva.

O facto de muitas palavras terminadas em -mente funcionarem como advérbios de modo não implica que o sufixo -mente seja suficiente para classificar estas palavras.

Há palavras terminadas em -mente que têm outras classificações: certamente, realmente, provavelmente, unicamente, exclusivamente, etc.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa