Regência de duelo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Regência de duelo

No jornal A Bola em linha de domingo, 10-06-2007, vinha a seguinte notícia: «Espanha: Beto vence duelo com Jorge Andrade.»

«O Recreativo, com Beto no onze, foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo da Corunha, de Jorge Andrade, por expressivos 5-2...»

1.º Será que Beto e J. Andrade pertencem à mesma equipa? É claro que não. Mas a regência do nome leva-nos a pensar assim. Não deveria ser: «... duelo contra»?

2.º Não sou muito bom no uso da vírgula, mas a construção «... foi esta tarde vencer fora de forma categórica o Deportivo...» não mereceria uma vírgula para tornar a frase mais clara? Parece-me que sem a vírgula, o Recreativo mesmo estando fora de forma conseguiu vencer o Deportivo. Com vírgula a frase ficaria assim: «...foi esta tarde vencer fora, de forma categórica, o Deportivo...»

Celso Correia Estudante Luanda, Angola 2K

A preposição com, como pode ver, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora, «introduz expressões que designam [entre outras coisas]: oposição (guerra com o mundo)». Por sua vez, o Dicionário Eletrônico Houaiss tem, na entrada contra e entre várias acepções, «tendo como adversário; com». Significa isto que, em determinados contextos, com é sinónimo de contra. No entanto, parece-me que tem alguma razão: a frase «Beto vence duelo contra Jorge Andrade» é mais expressiva...

... E também tem razão quanto às vírgulas: «de forma categórica» deve ficar entre vírgulas!

Carlos Marinheiro