A gradação é o recurso estilístico que se evidencia nessa frase, uma vez que o narrador se preocupou em registar todos os passos de uma determinada realidade, de modo que o leitor acompanhe os mínimos detalhes da situação narrada. Assim, com a leitura deste excerto, verificamos que estamos em presença de uma «distribuição progressiva de uma série de elementos, em ordem ascendente se se caminhar para um clímax, ou em ordem descendente, se se regredir até um momento de anticlímax» (Dicionário de Termos Literários, de Carlos Ceia), pois, na construção da narrativa, o narrador teve o cuidado de apresentar a evolução de várias sequências narrativas.
Podemos, também, considerar a presença de enumeração, uma vez que é aí feito o «inventário de coisas relacionadas entre si, cuja ligação se faz quer por polissíndeto quer por assíndeto» (idem).
Por sua vez, o assíndeto é outro recurso estilístico que sobressai nessa frase, enquanto «figura de linguagem (também chamada de sintaxe, de gramática e de retórica) que traduz a falta de ligação entre palavras ou orações, regra geral prescindindo da conjunção copulativas» (idem).