DÚVIDAS

Quirolidade

Em termos simples, para se distinguir um parafuso de rosca direita (o qual progride no sentido do polegar da mão direita se rodado no sentido dos restantes dedos) de outro de rosca esquerda (o mesmo, mas para a mão esquerda), usa-se em Ciência uma palavra que, julgo, se deve escrever "quirialidade" ou "quirilidade" ou outra coisa. Considerando palavras da mesma família ("quirologia", "quiromancia") talvez se devesse escrever "quirolidade", mas não soa nada bem!
Podem dar-me a vossa opinião?

Obrigado.

Resposta

O consulente tem razão: deverá preferir-se quirolidade, tal como se observa em quiromancia ou quirologia. O elemento grego quiro significa mão. A propósito, existem as palavras quirologia e quiriologia: a primeira, formada já em português, e que, segundo J.P.Machado, aparece em 1873, significa «arte de se exprimir por meio de movimentos dos dedos; dactilografia»; a segunda, isto é, quiriologia corresponde em português a uma palavra grega e que quer dizer «uso de expressões próprias e não de expressões figuradas, quer na linguagem falada, quer na escrita». No entanto, como quirolidade é termo técnico, que, portanto, corresponde a um uso muito preciso, será o emprego especializado que virá assumir decisiva importância para a consolidação da palavra e a sua fixação definitiva no vocabulário português.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa